Já fez LIKE no TVI Notícias?

Euro 2024: Southgate vai fazer convocatória alargada a prever possíveis lesões

Relacionados

Selecionador inglês manifestou a esperança que a UEFA permita chamar 26 jogadores em vez dos 23 previstos

Gareth Southagate, selecionador de Inglaterra, está já a preparar a lista final para a fase final do Euro2024, que será divulgada a 21 de maio, logo após a última jornada da Premier League, mas avisou desde já que vai fazer uma pré-convocatória alargada, para prever eventuais lesões e na esperança que a UEFA permita convocar 26 jogadores em vez dos atuais 23. Uma esperança que já foi também partilhada pelo selecionador português, Roberto Martínez.

«Há tantas dúvidas em relação a lesões. É inevitável que façamos uma convocatória mais alargada como já fizemos nos outros Campeonatos da Europa, mesmo quando podíamos chamar 26 jogadores. Agora parece que são 23. Ainda vai haver uma reunião da UEFA e tem havido conversas entre os treinadores sobre a possibilidade de aumentar esse número», destacou o selecionador inglês.

PUB

O limite máximo permitido pela UEFA, para fases finais de Euros, é de facto 23, mas no Euro2020 (realizado em 2021) e no Mundial 2022, esse número foi aumentado para 26 devido à pandemia da covid-19, de forma a prever possíveis casos de infeção nos planteis.

Uma opção que boa parte dos selecionadores defende agora para o Campeonato da Europa que vai decorrer na Alemanha, depois de uma época longa e exigente para quase todos os jogadores, com risco elevado de lesões.

A UEFA já referiu que tem vindo a tomar nota das preocupações manifestadas pelos selecionadores e já referiu que os treinadores vão ter a oportunidade de abordar o assunto na reunião que está marcada para 8 de abril.

Southgate irá, assim, apresentar uma pré-convocatória alargada a 21 de maio mas, se as regras não forem alteradas, terá depois de cortar alguns nomes até o dia 7 de junho, prazo limite fixado pela UEFA para a entrega das convocatórias finais.

O Campeonato da Europa arranca, depois, na semana seguinte,  a 14 de junho.

PUB

Relacionados

Últimas