Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE: Praga apela à adesão da Turquia

Relacionados

Topolanek falava após uma reunião com o seu homólogo turco

O Primeiro-Ministro checo, Mirek Topolanek, proferiu hoje, em Praga, um forte apelo a favor da adesão plena da Turquia à União europeia, noticia a Lusa.

Topolanek falava após uma reunião com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, que efectua uma visita oficial de um dia à República Checa. «A República Checa é uma apoiante de longa data dos esforços turcos para adesão à EU», disse Topolanek aos jornalistas.

PUB

«Nenhuma outra forma (de aliança)... pode substituir a adesão completa (da Turquia) à União europeia», acrescentou. O chefe de governo checo considerou a adesão da Turquia à união mediterrânica, um projecto apoiado pelo Presidente francês, Nicolas sarkozy, como sendo um substituto insuficiente face à integração total deste país na UE.

Topolanek também afirmou que vai aproveitar a presidência rotativa checa da UE no primeiro semestre de 2009 para impulsionar a adesão turca à UE. Portugal evitou trazer o dossier sobre a adesão da Turquia para a ribalta para não criar ruído face às prioridades da sua actual presidência semestral, nomeadamente a negociação do tratado europeu e a Cimeira Europa/África.

Alguns países como o Reino Unido, Espanha, Suécia e Portugal são ardentes apoiantes da adesão da Turquia, grande país muçulmano que tem fronteiras com o Iraque e Síria, consideram como um aliado estratégico essencial à UE. Outros, como a França, Áustria ou Chipre opõem-se à adesão da Turquia.

Os 27 iniciaram negociações oficialmente com a Turquia em Outubro de 2005 negociações de adesão organizadas em 35 capítulos temáticos. Mas a abertura desses capítulos faz-se a um ritmo muito lento e mesmo os mais optimistas não acreditam que uma adesão ocorra num período inferior a 10 ou 15 anos.

PUB

Relacionados

Últimas