Já fez LIKE no TVI Notícias?

Turquia: Ancara insatisfeita com Bagdad

Relacionados

Face às propostas da delegação de Bagdad para lutar contra a guerrilha do PKK

Ancara expressou hoje insatisfação face às propostas da delegação de Bagdad para lutar contra a guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e evitar a invasão militar turca do norte do país.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco lamentou que «a delegação iraquiana tenha apresentado ideias cuja aplicação é morosa», quando «o tempo é um factor muito importante».

PUB

Ancara quer «medidas urgentes e decisivas» para lutar contra a «organização terrorista» do PKK, com bases de retaguarda no Curdistão iraquiano, de onde lança ataque em solo turco. A televisão CNN-Turquia classificou de «insuficiente» uma proposta de Bagdad para entregar a Ancara 18 chefes da guerrilha do PKK como primeira etapa para a detenção de mais 150 constantes de uma lista.

O facto é que estas extradições são reclamadas por Ancara, em vão, desde Janeiro, adiantou a mesma fonte. Para os analistas, Bagdad não está em condições de deter e extraditar os chefes da guerrilha do PKK, com 3.500 efectivos dispersos por mais de 60 bases no Curdistão iraquiano.

Por seu turno, Muhammad Askeri, porta-voz do Ministério da Defesa iraquiano, adiantou aos jornalistas que a proposta do seu país prevê a criação de postos militares suplementares junto à fronteira turca e o reforço dos existentes, para prevenir a infiltração de guerrilheiros.

Está previsto ainda para hoje um encontro do ministro da Defesa turco, Vecdi Gonul, com o homólogo iraquiano, Abdel al-Qadir. As forças armadas turcas, concentradas no sudeste da Anatólia para uma operação de «limpeza» dos santuários do PKK no norte do Iraque, têm o prazo de um ano para poder actuar, dado pelo parlamento.

Para as autoridades turcas, os iraquianos estão confrontados com a «última oportunidade» para colaborarem na «limpeza» do PKK no seu país, caso contrário a invasão será uma realidade.

PUB

Relacionados

Últimas