Já fez LIKE no TVI Notícias?

Brasil: enfermeira morre com febre amarela

Relacionados

Estava internada desde sábado depois de ter sido vacinada no passado dia 17

Uma profissional da área de saúde morreu hoje, vítima de falência múltipla dos órgãos, com suspeita de ter contraído a febre-amarela depois de ter sido vacinada, noticia a Lusa.

Se for confirmada a suspeita, será a décima primeira vítima mortal de febre-amarela este ano, em todo o Brasil, tendo mais nove pessoas contraído a doença e sido curadas. Outras 43 pessoas sentiram-se mal depois de terem tomado mais de uma dose da vacina, num pequeno espaço de tempo, acreditando que ficariam mais imunes à doença.

PUB

A enfermeira Marizete Borges de Abreu estava internada desde sábado, com suspeita de febre-amarela, depois de ter sido vacinada no passado dia 17.

Brasil: mais uma vítima de febre amarela

A enfermeira era portadora da doença lúpus e utilizava corticóides, substância que reduz a capacidade de imunização do organismo, o que pode ter contribuído para que contraísse a febre-amarela, segundo o jornal Folha de São Paulo.

O lúpus é uma doença crónica de causa desconhecida, que provoca alterações no sistema imunológico, nomeadamente nas mulheres. Amostras de sangue da enfermeira foram enviadas para um laboratório para confirmar se a morte foi mesmo causada pela vacina da febre-amarela.

Todas as nove vítimas mortais anteriores contraíram a doença nas zonas rurais de Goiás, na região Centro-Oeste do país, segundo as autoridades sanitárias.

Autoridades sanitárias afastam o risco de uma epidemia, mas alertam para a necessidade da vacina para quem viaja até as áreas de risco, como as regiões Norte, Centro-Oeste e parte das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Os sintomas da doença são febre alta, vómitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados e sangramentos.

PUB

Relacionados

Últimas