Já fez LIKE no TVI Notícias?

Macacos também pagam por sexo

Relacionados

Estudo revela que «pagar» para ter sexo não é prática exclusiva dos humanos

Um estudo realizado em Singapura revela que pagar por sexo não é uma prática exclusiva dos humanos. De acordo com os investigadores, os macacos machos também pagam para ter relações sexuais, utilizando uma espécie de trabalho manual de limpeza como moeda de troca, noticia a Folha online.

A descoberta é de Michael Gumert, da Nanyang Technological University, em Singapura. O cientista estudou 50 macacos de rabo longo durante 20 meses em Kalimantan Tengah, na Indonésia.

PUB

Conforme o cientista, as fêmeas dessa espécie fazem sexo cerca de 1,5 vez por hora. Mas esse índice crescia para 3,5 vezes por hora imediatamente depois da fêmea receber o acto «caridoso» do macho em limpar e afagar-lhe os pêlos. Em geral, a fêmea escolhia relacionar-se com o macho que se encarregava da limpeza.

E os macacos também agem de acordo com a relação entre oferta e procura. Se há muitas fêmeas por perto, o custo pela relação sexual caía drasticamente. Com apenas oito minutos de trabalho, o macho já conseguia «comprar» sua fêmea.

Ao contrário, se não houvesse outras fêmeas no local, o macaco macho tinha que tirar lêndeas do pêlo da fêmea pelo menos durante 16 minutos até conseguir iniciar a relação sexual.

De acordo com a revista New Scientist, onde o estudo foi publicado, o trabalho reforça a teoria de que forças económicas podem explicar comportamentos sociais, inclusive entre os humanos.

PUB

Relacionados

Últimas