Já fez LIKE no TVI Notícias?

Três castelos espanhóis desapareceram

Relacionados

É um mistério. Populares contam que foram destruídos pedra por pedra

Um grupo de peritos espanhóis descobriu que três castelos da província de Burgos, considerados Bens de Interesse Cultural em 1949, desapareceram completamente.

A equipa da Universidade de Burgos, dirigida pelo professor Miguel Moreno Gallo, ficou surpreendida quando, ao visitar a Torre de Zuñeda, o castelo de Tobar e a Torre Palácio de Andino, descobriu que os imóveis não estavam de «pé».

PUB

Miguel Moreno Gallo contou, em declarações à agência noticiosa EFE, que, quando o grupo se preparava para fotografar os castelos, constatou que estes já não existiam, pois tinham sido destruídos, pedra por pedra, segundo relatos de pessoas.

Os peritos sustentam que existem fortificações em estado de ruína, como é o caso do Castelo de Valdezate, estimando que outras foram destruídas ou desapareceram há 15 ou 20 anos.

Ainda assim, o director-geral do Património do Governo de Burgos, Enrique Saiz, manifestou-se incrédulo com o desaparecimento dos três castelos, embora garantindo que vai ler com atenção o relatório elaborado pelos especialistas e aferir se houve ou não algum delito de espólio.

PUB

Relacionados

Últimas