Já fez LIKE no TVI Notícias?

Somália: rebeldes raptam nova ministra

Relacionados

Asha Osman Aqil fora nomeada para o Ministério das Mulheres

Pouco depois de ter sido nomeada para liderar o Ministério para as Mulheres da Somália, a nova ministra foi raptada por rebeldes islamitas, a 30 quilómetros da capital, Mogadíscio.

De acordo com a Reuters, Asha Osman Aqil foi sequestrada quando se encontrava numa área controlada pelos al Shabaab, na quarta-feira.

PUB

«A Asha está a ser interrogada em Balad pelos al Shabaab», disse à agência noticiosa um familiar, que pediu para não ser identificado, com receio de sofrer represálias por parte dos rebeldes.

«Ela disse-lhes que sabia da sua nomeação e não tinha contactado o governo de todo e não tinha aceite o lugar», explicou.

Os al Shabaab costumam visar nos seus ataques membros do governo. No mês passado, assassinaram o ministro do Interior, Abdi Shakur Sheik Hassan, através de um ataque bombista suicida.

A Somália encontra-se num caos político há décadas e sem um governo central efectivo desde 1991, ano em que foi derrubado o ditador Mohamed Siad Barre.

Presentemente, o país está a braços com uma crise de fome, declarada já em duas regiões do país, após anos de seca na região do Corno de África.

PUB

Relacionados

Últimas