Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greve dos correios paraliza um milhão de cartas

Relacionados

Sindicatos exigem aumento dos salários e diminuição do horário semanal

A greve dos funcionários dos correios no Aeroporto de Frankfurt, em defesa de aumentos salariais, impediu esta quarta-feira a distribuição de cerca de um milhão de cartas e cinco mil encomendas postais para o estrangeiro, informa a agência Lusa.

De acordo com um porta-voz sindical, a greve no turno da noite afectou praticamente todo o correio distribuído diariamente por via aérea da Alemanha para o resto do mundo, paralisando também a distribuição postal em todo o país, que atinge diariamente cerca de 3,5 milhões de cartas e encomendas.

PUB

A greve convocada pelo sindicato ver.di, em representação dos 130 mil funcionários da Deutsche Post (Correios Alemães), destina-se a pressionar a administração da empresa, antes do recomeço das negociações salariais, na quinta-feira. O sindicato exige aumentos de sete por cento e a prorrogação da garantia de emprego para todos os trabalhadores dos correios, que caducou no mês passado, até 2011. O ver.di reclama ainda a fixação do horário de trabalho semanal em 38,5 horas, que é actualmente de 41 horas, para os 53 mil trabalhadores dos correios com estatuto de funcionários públicos.

Uwe Bensien, porta-voz da Deutsche Post, considerou que «não há razão nenhuma para fazer greve, porque ambas as partes sinalizaram que haveria uma solução, na última ronda de negociações». Em declarações à televisão pública ZDF, Bensien acrescentou que a Deutsche Post «já deixou claro que um aumento salarial adequado é no seu próprio interesse», sem no entanto adiantar números.

A Deutsche Post afirmou-se disposta a negociar a garantia de emprego, mas as divergências quanto ao valor dos aumentos salariais e aos horários de trabalho mantinham-se no final da primeira volta das negociações, na semana passada.

PUB

Relacionados

Últimas