Já fez LIKE no TVI Notícias?

Angela Merkel empossada como nova chanceler da Alemanha

Chefe do governo germânico reeleita pelo parlamento para um quarto mandado, ao fim de seis meses de impasse político

A chanceler alemã, Angela Merkel, foi esta quarta-feira empossada como chefe do Governo germânico, quase seis meses depois das eleições que obrigaram a longas negociações para garantir o apoio do Partido Social Democrata (SPD).

A tomada de posse acontece horas depois de os deputados terem votado favoravelmente a eleição Merkel, abrindo as portas para o cumprimento do quarto mandato consecutivo, ao fim de seis meses de impasse político.

PUB

Na votação no Parlamento, dos 688 votos válidos, 364 deputados disseram “sim” a Merkel, mais nove do que o necessário para atingir a maioria requerida, mas menos 35 do que a maioria teórica do total de eleitos conservadores e sociais-democratas (399).

Segundo os resultados da votação secreta, registaram-se nove abstenções e 315 votos contra.

A coligação de Merkel envolve os conservadores da União Democrata Cristã (CDU) e da União Social Cristã (CSU), bem como o Partido Social Democrata (SPD), de centro esquerda, cujos deputados, no total, representam 399 assentos parlamentares.

A votação de hoje põe termo a 171 dias de impasse governamental – mais do dobro do anterior recorde –, criado após as eleições de setembro, em que os três partidos perderam força política num país cuja economia é a maior da Europa.

PUB

Últimas