Já fez LIKE no TVI Notícias?

Guantánamo: «UE devia seguir exemplo de Portugal»

Relacionados

Amnistia satisfeita com disponibilidade para acolher prisioneiros

A Amnistia Internacional saudou, esta quinta-feira, o «exemplo corajoso» de Portugal ao disponibilizar-se para acolher prisioneiros do campo de Guantánamo, diz a Lusa.

«A União Europeia e os Estados europeus deveriam mostrar liderança e seguir o desafio de Portugal em tomar sob a sua protecção os prisioneiros de Guantánamo que não podem entrar nos seus países de origem», afirma a organização de defesa dos direitos humanos, em comunicado.

PUB

«Os governos da Europa deviam seguir o exemplo corajoso de Portugal e contribuir para a solução, que porá fim ao escândalo para os direitos humanos que é Guantánamo», declarou Daniel Gorevan, que coordena a Campanha da Amnistia «Combater o terrorismo pela justiça».

Guantánamo: Governo quer «lavar a imagem»

Por seu lado, a associação britânica de defesa dos prisioneiros «Reprieve», declarou-se «encantada» com a boa vontade de Portugal.

«Portugal é o primeiro país membro da UE a oferecer uma assistência tão directa, mas a Reprieve espera que outros países europeus imitem esta oferta», declarou num comunicado.

Portugal disponível para acolher prisioneiros de Guantánamo

A União Europeia - e Portugal - assumiram um papel semelhante em Maio de 2002, quando aceitaram acolher um grupo de 12 palestinos que estiveram 38 dias na Basílica da Natividade, em Belém, cercados por tropas israelitas.

Depois de complicadas negociações, que se prolongaram por vários dias, seis países europeus aceitaram receber os palestinos: Portugal (um), Espanha (três), Itália (três), Grécia (dois), Irlanda (dois) e Bélgica (um).

PUB

Relacionados

Últimas