Já fez LIKE no TVI Notícias?

Raiva já matou 42 crianças em Luanda

Relacionados

Aviso: «Vacinas só são eficazes se forem administradas nas 24 horas a seguir ao contágio»

O surto de raiva que assola a capital angolana já provocou a morte a 42 crianças desde Outubro, revelou à Lusa Luís Bernardino, director geral do Hospital Pediátrico de Luanda.

Os serviços sanitários do Governo Provincial de Luanda não disponibilizaram ainda dados sobre o número total de vítimas, incluindo adultos.

PUB

Luís Bernardino adiantou que o número de mortes corresponde à totalidade de crianças que deram entrada no hospital infectadas pelo vírus da raiva. O médico descreveu ainda que a maior parte das vítimas são crianças do sexo masculino, com idades entre os quatro e os 10 anos.

O elevado número de vítimas deve-se ao facto de estas darem entrada na unidade «demasiado tarde», quando «já não é possível» serem salvas.

Por isso, o clínico aconselha a que, «logo que exista o conhecimento de que uma criança, mas também adultos, foi mordida por animais - essencialmente cães, gatos ou macacos - se dirijam a um posto médico para serem vacinadas e acompanhadas».

«As vacinas só são eficazes se forem administradas nas 24 horas a seguir ao contágio», sublinhou.

Para combater este surto de raiva, o Governo Provincial de Luanda colocou no terreno, desde o passado dia 12, uma campanha de vacinação massiva dos animais com dono e a recolha de animais vadios.

Esta campanha termina na próxima sexta-feira e os dados actuais apontam para um número superior a 50 mil animais vacinados.

PUB

Relacionados

Últimas