Já fez LIKE no TVI Notícias?

Asteróide pode chocar com Marte

Relacionados

Caso aconteça provocará cratera com um quilómetro de diâmetro

Um asteróide pode chocar com o planeta Marte no dia 30 de Janeiro. O corpo celeste desloca-se a 48 mil quilómetros por hora e, caso o embate aconteça, pode originar uma cratera com um quilómetro de diâmetro. Os cientistas estão de olhos postos no planeta vermelho, na expectativa desta possibilidade se concretizar.

O trajecto deste objecto com 50 metro de diâmetro, que foi descoberto em Novembro e chamado 2007-WD5, tem sido acompanhado com interesse. De acordo com os últimos cálculos, a probabilidade de um choque com Marte é de 3,6 por cento. Apesar de ser aparentemente baixa é suficiente para as atenções dos astrónomos se concentrarem nela.

PUB

Os três satélites que orbitam em torno do planeta e os dois robots serão auxiliares preciosos para registar o momento do embate, caso este aconteça.

«Um impacto que pudéssemos presenciar e seguir com o Mars Reconnaissance Orbiter [satélite dos EUA em Marte] seria realmente espectacular e poderia dizer-nos muito do subsolo oculto de Marte, inclusive podia ajudar-nos a encontrar rastos de vida ou de moléculas relacionadas com a vida», disse o cientista da NASA John Rummel, citado pelo jornal espanhol El País.

PUB

Relacionados

Últimas