Já fez LIKE no TVI Notícias?

NASA: descoberto o menor buraco negro

Relacionados

Astro foi compactado pela sua própria gravidade a 24 km de largura

Com apenas 3,8 vezes a massa do Sol, um dos dois objectos que compõem o sistema binário XTE-J1650-500 é o menor buraco negro alguma vez descoberto. O achado é de Nikolai Shaposhnikov e Lev Titarchuk, dois cientistas do Centro Goddard de Voo Espacial, da NASA, escreve o site G1.

A dupla descobriu o objecto com o auxílio do Rossi, um satélite de baixo custo da agência espacial americana destinado a estudar objectos que emitam quantidades extensas de raios-X.

PUB

Os buracos negros são famosos por emitirem este tipo de radiação conforme a matéria ganha a forma de espiral ao seu redor, prestes a cair no seu poderoso poço gravitacional.

O buraco negro identificado nasceu como a maioria deles: surgiu a partir de restos mortais de uma estrela de grande massa. Neste caso, no entanto, deve ter sido um astro com uma quantidade de matéria próxima do limite mínimo para a formação de um objecto deste tipo.

Com uma gravidade tão intensa, que nem a luz lhe pode escapar (daí o nome), o buraco negro aparece quando acaba o combustível da estrela que lhe deu origem e o seu núcleo implode, encolhido pela sua própria acção gravitacional.

Neste caso, o núcleo foi tão intensamente compactado que ficou com um diâmetro de apenas 24 km.

PUB

Relacionados

Últimas