Já fez LIKE no TVI Notícias?

#JeSuisBruxelles e as reações nas redes sociais

Muitas fotografias e vídeos que ilustram os primeiros momentos após as explosões foram partilhados nas redes sociais. As hastags #bruxelles, #brussels, #prayforbrussels, #jesuisbruxelles, #attentatbruxelles encheram o Twitter

As redes sociais foram palco de milhões de mensagens de solidariedade para com as vítimas dos ataques terroristas desta manhã, em Bruxelas. O repúdio veio de vários pontos do mundo em forma de comentários, imagens.

As hastags #bruxelles, #brussels, #prayforbrussels, #jesuisbruxelles, #attentatbruxelles encheram o Twitter, que completou  segunda-feira dez anos, e testemunha agora mais um ataque terrorista no coração da Europa.

PUB

A solidariedade belga não se fez esperar. Aqueles que pudessem acomodar alguém que precisasse de abrigo em Bruxelas foram convidados a utilizar a hastag #OpenHouse

A figura de “Manneken Pis”, um monumento do do século XVII, no centro de Bruxelas, que representa um rapaz a urinar, tem sido utilizado em inúmeras imagens que respondem aos ataques.

PUB

As cores da bandeira belga encheram as redes sociais. À semelhança do que aconteceu aquando dos ataques de Paris, a 13 de novembro, multiplicam-se as ilustrações sobre os ataques.

Um artista de banda desenhada francês, Joann Sfar, partilhou no Instagram várias ilustrações sobre os atentados.

PUB

Na capital belga, populares reagem aos ataques: “Vocês não terão o nosso ódio”, escrevem a giz nas ruas de Bruxelas.

Na conta do Twitter da República Portuguesa, foi partilhado o momento em que António Costa assinou, na Madeira, o livro de Condolências pelos atentados.

Foi também através do Twitter que vários líderes mundiais expressaram solidariedade para com os belgas ao longo desta quinta-feira. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, reagiram aos acontecimentos desta manhã em Bruxelas. Também Obama, através da conta de Twitter da Casa Branca, publicou uma mensagem na qual diz que fará "tudo o que for necessário para apoiar a Bélgica".

PUB

No Facebook, foi ativada a ferramenta “Safety Check”, disponibilizada também na altura dos ataques de Paris, que permite aos utilizadores que se encontrem nos locais afetados informar os contactos de que estão em segurança.

PUB

Últimas