Já fez LIKE no TVI Notícias?

Antigos colaboradores de Pinochet vão ser presos

Relacionados

Chile: juiz ordenou a detenção 98 antigos agentes civis e militares

O juiz chileno Victor Montiglio ordenou esta segunda-feira a detenção de 98 antigos agentes civis e militares da ditadura do general Augusto Pinochet por terem participado em operações policiais que causaram a morte de 119 pessoas em 1975, noticia a agência Lusa.

Entre os antigos membros das forças de segurança contam-se polícias e membros do exército de terra e da marinha que participaram na Operação Colombo, no âmbito da qual os 119 opositores de Pinochet foram mortos.

PUB

A Operação Colombo é considerada o início da colaboração entre as ditaduras sul-americanas da época, tendo dado origem à Operação Condor, que contou com a participação de militares de vários países.

Victor Montiglio - que em Dezembro de 2007 processou Augusto Pinochet, que viria a morrer impune - notificou esta segunda-feira da decisão três antigos membros da Direcção Nacional da Informação, a antiga polícia do general Pinochet, que estão já detidos por violação dos direitos humanos.

Coronel acusado do assassínio de Victor Jara

Tribunal anula acusações a família de Pinochet

As diligências de notificação e detenção dos 98 antigos agentes, entre os quais figuram oito coronéis retirados do Exército e 32 sub-oficiais jubilados, irão prolongar-se por toda a semana.

Trata-se da operação judicial mais importante no Chile no que respeita a violações de direitos humanos durante a ditadura militar (1973-1990), que fez mais de três mil mortos.

Entre as vítimas da Operação Colombo, figuram os realizadores Carmen Bueno Cifuentes e Jorge Müller Silva, bem como Juan Chacón Olivares, Jorge Humberto D'Orival Briceño e Juan Carlos Perelman.

PUB

Relacionados

Últimas