Já fez LIKE no TVI Notícias?

Passageiros de avião comercial ajudam a salvar náufrago

Usaram binóculos para localizar velejador desaparecido e fora do alcance das equipas de resgate

Os passageiros e a tripulação de um avião comercial da Air Canada ajudaram a localizar um velejador desaparecido ao largo da Austrália através das janelas com o recurso a binóculos.

O apelo foi feito pela Autoridade de Segurança Marítima Australiana (AMSA) a dois aviões, o outro pertencia à Air New Zeland, que estavam próximos da localização GPS enviada pelo veleiro.

PUB

A tripulação do avião pediu, assim, aos passageiros que tivessem binóculos para os cederem de modo a encontrarem o barco e também que olhassem pelas janelas.

O piloto da Air Canada, o capitão Andrew Robertson, explicou que os passageiros nunca correram perigo, uma vez que se certificou de que tinha combustível suficiente para aterrar em segurança em Sidney.

«Estávamos a cerca de duas/três milhas do iate quando o primeiro oficial disse que o estava a ver. Fiquei maravilhado. Não sabíamos se estávamos à procura de um barco naufragado ou à deriva», contou, segundo a Sky.

O piloto baixou ainda mais de altitude, reduzindo para os 3.700 pés para conseguir ver se estava alguém a bordo, quando viram o velejador.

Um final feliz para uma viagem de 15 horas, com origem em Vancouver, e que acabou por ser de 17, mas inédita para pilotos e passageiros, como descreveram alguns no Facebook após a aterragem.

O velejador, que partira de Sidney, estava à deriva há uma semana após perder o mastro e ficar sem combustível.

PUB

Últimas