Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama: o país tem de mudar «para evitar novas tragédias»

Presidente norte-americana esteve na cidade de Newtown, onde 27 pessoas, das quais 20 crianças foram mortas

O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou na madrugada desta segunda-feira (domingo nos Estados Unidos) que o país tem de mudar «para evitar novas tragédias» como a matança numa escola na passada sexta-feira em Newtown.

«Não podemos tolerar isto. Estas tragédias devem terminar e, para acabar com elas, temos de mudar», disse Obama numa vigília em memória dos 26 mortos na escola de Newtown, no Connecticut.

PUB

Antes de se sair de casa, o homicida Adam Lanza, de 20 anos, terá matado a mãe.

Barack Obama salientou nesta vigília pela memória das vítimas que é obrigação dos Estados Unidos cuidar das suas crianças e «se isso não for bem feito, então nada será bem feito».

«Como podemos dizer como país, que estamos a cumprir as nossas obrigações?», questionou. Esta é a quarta desde que chegou à Casa Branca que se desloca a uma localidade vítimas de tiroteios em massa e que entre cada uma das tragédias morreram pessoas devido a armas de fogo em todo o país, muitas delas crianças.

Admitindo existirem «causas complexas» na violência dos Estados Unidos, Barack Obama defendeu, no entanto, que não é aceitável encarar os acontecimentos como o de sexta-feira como «rotineiros».

PUB

Últimas