Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tratado de Lisboa: Durão felicita França

Relacionados

Presidente da Comissão Europeia falou de «sinal forte», depois da França ter ratificado o documento

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, felicitou esta sexta-feira a França pela adopção do Tratado de Lisboa na Assembleia Nacional e no Senado, considerando tratar-se de um «sinal forte da vontade de modernização das instituições europeias», informa a Lusa.

«Sendo um dos primeiros Estados-membros a adoptar o Tratado de Lisboa, a França confirma também a sua vontade de se envolver na primeira linha do projecto europeu», afirma o presidente da Comissão Europeia numa declaração escrita distribuída em Bruxelas.

PUB

O Parlamento francês, na noite de quinta-feira, e o Senado deram a luz verde à ratificação do Tratado de Lisboa.

O documento será formalmente ratificado pela França depois de ser assinado pelo presidente Nicolas Sarkozy ou pelo primeiro-ministro, François Fillon.

França ratificou Tratado de Lisboa

UE: Eslováquia não ratificou

Durão Barroso saúda a «ambição europeia» do presidente da República, governo, Assembleia Nacional e Senado, tendo também em vista o sucesso de presidência francesa do Conselho da União Europeia no segundo semestre de 2008.

A França é o quinto Estado-membro da actual União Europeia a ratificar o novo Tratado, depois da Hungria, Eslovénia, Malta e Roménia, e o primeiro dos países fundadores do processo de integração do «velho continente».

O Tratado de Lisboa, assinado a 13 de Dezembro último na capital portuguesa, substitui o projecto de Constituição rejeitado pelos franceses e holandeses em 2005, e deverá entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2009, depois de ratificado por todos os Estados-membros.

PUB

Relacionados

Últimas