Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bélgica: assassino mascarado de Joker?

Relacionados

Jovem está detido, não colabora com as autoridades e riu-se dos polícias

Um dia depois da tragédia numa creche da Bélgica, um país em estado de choque pergunta-se se o homem de 20 anos indiciado pelo assassinato de dois bebés e uma educadora tem perturbações mentais e por isso acredita ser o «Joker», inimigo do «Batman», informa a AFP.

O jovem tinha o rosto maquilhado de branco e o contorno dos olhos pintado de preto quando atacou, armado com uma faca, a creche «País das Fábulas», na pequena cidade de Derdemonde, oeste de Bruxelas.

PUB

Ataque ocorre 1 ano e 1 dia depois da morte de Ledger

A maquilhagem lembrava a da personagem Joker interpretado pelo falecido actor australiano Heath Ledger em «O Cavaleiro das Trevas», a última aventura cinematográfica de «Batman», destaca o jornal Le Soir. A publicação destaca ainda que o massacre de Derdemonde aconteceu exactamente um ano e um dia depois da morte de Ledger, em 22 de Janeiro de 2008. Até o momento, os investigadores não relacionaram publicamente a motivação do criminoso ao actor australiano.

As 10 horas de interrogatório do suspeito não permitiram esclarecer os motivos do acto, já que o jovem se nega a colaborar com a polícia. O suspeito está actualmente em prisão preventiva.

Não admite crimes e terá dado gargalhadas frente a polícias

Armado com uma faca de pelo menos 30 cm, o criminoso matou dois bebés, Leon Garcia de seis meses e Corneel Vermeir de nove meses, e uma educadora de 55 anos, Marita Blindeman, que tentou defender as crianças. Agindo «como um louco», segundo as autoridades, o suspeito também feriu gravemente mais de 10 recém-nascidos e outras duas educadoras. Um médico afirmou que alguns ferimentos foram mutilações, o que provocou a necessidade de cirurgias plásticas. Todos os feridos, no entanto, estão fora de perigo.

PUB

Detido pouco depois do ataque em uma cidade vizinha, o jovem belga foi indiciado por três assassinatos e várias tentativas de homicídio. Durante o longo interrogatório, o jovem não admitiu os crimes, segundo uma fonte judicial.

Vários jornais informam que o suspeito se mostrou arrogante com os polícias e que teria dado gargalhadas frente às autoridades, o que poderá ser mais uma atitude que pode ser similar ao «Joker» do cinema.

Preparava massacre

A acção da polícia conseguiu evitar um segundo banho de sangue. A justiça informou que no momento da detenção, o suspeito estava com «uma segunda faca, um pequeno machado e uma falsa pistola que trazia numa mochila, para além de usar um colete à prova de balas». Segundo a imprensa belga, o nome de outra creche infantil, a três quilómetros, estava escrito num pedaço de papel encontrado com o jovem.

«No exterior do infantário, foram encontradas duas facas que por certo pertenciam ao agressor», declarou em conferência de imprensa Christian Du Four, procurador público de Termonde, a localidade onde ocorreu o incidente.

PUB

Relacionados

Últimas