Já fez LIKE no TVI Notícias?

Finlandeses deportados da Malásia por distribuírem material cristão

Quatro pessoas foram detidas no dia 20 de novembro num hotel na ilha de Langkawi, depois da polícia ter recebido várias queixas de que estavam a distribuir materiais cristãos em locais públicos. Polícia apreendeu canetas e cadernos que continham versículos e textos da Bíblia

Quatro turistas finlandeses vão ser deportados e impedidos de regressar à Malásia depois de terem sido detidos por distribuírem material cristão numa ilha turística do país de maioria muçulmana, informou hoje a polícia.

As duas mulheres e os dois homens, com idades entre 27 e os 60 anos, foram detidos no dia 20 de novembro no seu hotel na ilha de Langkawi, depois da polícia ter recebido várias queixas de que estavam a distribuir materiais cristãos em locais públicos.

PUB

A polícia também apreendeu 47 canetas e 336 cadernos que continham, respetivamente, versículos e textos da Bíblia.

O chefe de polícia de Langkawi, Mohamad Iqbal Ibrahim, disse que os quatro foram entregues ao departamento de imigração, após a decisão dos promotores públicos de os deportar. Ibrahim adiantou que os quatro também serão colocados na lista negra e que o material cristão apreendido será destruído.

O gabinete do procurador-geral vai enviar uma carta à embaixada da Finlândia para expressar descontentamento pela conduta dos seus cidadãos, acrescentou.

A tentativa de converter muçulmanos, que compõem quase dois terços dos 31 milhões de habitantes da Malásia, é proibida naquele país, embora o contrário seja permitido. Os muçulmanos também não podem legalmente mudar de religião.

A agência de notícias finlandesa STT informou que um dos detidos pertence a Joosua Missio, um grupo de jovens cristão finlandês conhecido por promover estilos de vida saudáveis e visitar os festivais de música do país nórdico com seu próprio autocarro batizado de "Finlândia para Jesus".

PUB

Últimas