Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bratz paga 68 milhões de euros à Barbie

Relacionados

Empresa foi considerada culpada de plágio, mas o júri afirmou que a infracção não foi mal intencionada

Um júri da Califórnia condenou, esta quarta-feira, a empresa MGA Entertainment, fabricante da boneca Bratz, a pagar à Mattel cerca de 68 milhões de euros (100 milhões de dólares) por infracção dos direitos de autor, informa o site adn.es.

A Mattel acusou a MGA Entertainment de plágio, afirmando que a boneca Bratz é uma cópia da popular Barbie. O montante que a MGA vai pagar é muito menor do que os dois mil milhões de dólares que a Mattel pedia.

PUB

O argumento da Mattel, aceite pelo júri, era que o designer que projectou a boneca, Cárter Bryant, o fez em 1999, quando ainda estava a trabalhar na Mattel antes de ser contratado pela MGA.

Mattel tinha pedido 1,36 mil milhões de dólares

Por outro lado, a MGA afirmou que o desenho das Bratz foi elaborado por Cárter no segundo semestre de 1998, precisamente no período em que já não estava nos quadros da Mattel.

Os nove membros do jurado, em Riverside, estado da Califórnia, asseguraram que, apesar de o presidente executivo da MGA, Isaac Larian, e a sua empresa serem culpados de violarem direitos de autor, a infracção não foi mal intencionada.

A Mattel tinha pedido aos jurados compensações no valor de 1,36 mil milhões de dólares. As acções da empresa caíram cerca de três por cento na bolsa, depois da notícia sobre a compensação de danos se ter tornado pública.

O advogado do MGA, Thomas Nolan, afirmou que «foi uma mensagem clara de que o jurado quer que as partes se mantenham no mercado. Estamos decepcionados porque temos que compensar danos, no entanto, é uma reprimenda às tácticas agressivas e exageradas da Mattel».

A empresa das Bratz vai continuar a vender as suas bonecas e acessórios. Os advogados da Mattel ainda não fizeram nenhum comentário ao facto.

PUB

Relacionados

Últimas