Já fez LIKE no TVI Notícias?

José Serra: o exilado que gosta de elogiar as mulheres

Na primeira vez que foi a votos, perdeu para uma mulher. E agora corre o mesmo risco

José Serra pode muito bem sair derrotado da eleição presidencial do próximo domingo no Brasil, mas não se pode dizer que seja um novato nestas andanças. Já em 2002 perdeu para Lula da Silva e agora corre o mesmo risco contra Dilma Rousseff. Recordemos a vida do candidato que ficaria satisfeito apenas com uma segunda volta.

Nasceu a 19 de Março de 1942 em São Paulo e estudou engenharia civil. Na faculdade, tornou-se presidente da União Nacional dos Estudantes, mas, um ano depois, com o golpe militar de 1964, teve de fugir para a Bolívia, de onde depois foi para França.

PUB

Ainda tentou voltar ao Brasil clandestinamente, mas acabou por se exilar no Chile. Novamente apanhado no meio de um golpe (1973), Serra foi detido quando tentava fugir e esteve na célebre prisão improvisada no Estádio Nacional de Santiago, de onde muitos não saíram com vida. Foi então para os EUA, onde concluiu os seus estudos.

Regressou ao Brasil em 1977 e, cinco anos depois, entrou para a política como secretário do governador paulista da altura. Afastou-se em 1986 para entrar na Assembleia Constituinte, convocada após o fim da ditadura militar. Dois anos depois, ajudou a fundar o Partido da Social Democracia Brasileira, pelo qual ainda hoje se candidata.

Nas primeiras eleições às quais concorreu, em 1988, para a prefeitura de São Paulo, perdeu para uma mulher: Luiza Erundina, do PT. Foi deputado, senador e ministro de duas pastas antes de concorrer à presidência em 2002. Teve mais de 33 milhões de votos na segunda volta, mas perdeu para Lula.

Dois anos depois voltou às vitórias e venceu a disputa pela prefeitura de São Paulo. E é aqui que comete um erro: prometeu concluir o mandato mas saiu pouco mais de um ano depois para se candidatar a governador. Ganhou, mas o povo de São Paulo não esquece:

PUB

Como governador, José Serra também não teve vida fácil. O maior desafio foram as cheias no final de 2009, que mostraram uma lixeira gigantesca nos rios Tietê e Pinheiros. Serra foi acusado de ter desinvestido na limpeza destes rios. E, quando confrontado com tal, optou por galantear a jornalista...

Agora, volta a concorrer ao Palácio do Planalto contra o Partido dos Trabalhadores. A admiração dos brasileiros por Lula da Silva não deixa José Serra ser agressivo contra a candidata do PT, pelo que a sua oposição se tem pautado apenas pela esperança numa segunda volta. E, segundo as últimas sondagens, isso até pode mesmo acontecer, o que será uma meia vitória para o PSDB.

PUB

Últimas