Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministra de Bolsonaro que viu Jesus num pé de goiaba acusada agora de sexismo

"Menino veste azul, menina veste rosa!" foram as palavras da advogada, pastora evangélica e agora ministra, Damares Alves, que diz ter sido apenas uma "metáfora" contra o que chama de "ideologia de género"

Como se não bastassem as mais recentes tiradas e medidas do novo presidente brasileiro Jair Bolsonaro, agora a imprensa e redes sociais brasileiras divulgam uma declaração da nova ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, também advogada e pastora evangélica, de 54 anos, que está a ser considerada sexista por vários sectores da sociedade brasileira.

Menino veste azul e menina veste rosa! Atenção! Atenção! É uma nova era no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa!", são as palavras de Damares Alves, gritadas em euforia generalizada numa sala, que a imprensa brasileira não consegue localizar, e onde se veem apoiantes com as bandeiras brasileira e israelita.

PUB

Face à polémica criada com o vídeo e com as declarações, a nova ministra veio a terreiro explicar-se e justificar-se.

Em entrevista ao Jornal das Dez da GloboNews, Damares Alves assumiu que não se arrepende da declaração polémica, proferida após assumir o cargo. Mas, também preferiu não carregar na nota e tentar amenizar as desconfianças causadas em muitas comunidades, especialmente a vasta população brasileira que defende a causa LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis).

PUB

Foi uma metáfora. Nós temos no Brasil o 'Outubro Rosa', que diz respeito ao câncer de mama com mulheres, temos o 'Novembro Azul', que é com relação ao câncer de próstata com o homem. Então quando eu disse que menina veste cor de rosa e menino veste azul, é que nós vamos estar respeitando a identidade biológica das crianças", disse Damares Alves.

Apesar das explicações, várias figuras públicas e organizações condenaram as palavras da ministra, considerando-as, no mínimo, sexistas.

A Associação brasileira de Travestis e Transsexuais publicou um comunicado considerando que a declaração da ministra "fere a liberdade individual, o direito à autodeterminação e a dignidade da população trans". Já o cantor e compositor Caetano Veloso optou por publicar uma foto, com uma camisola cor de rosa, com a frase "Proteja seus amigos".

PUB

Bolsonaro intervem

Alvo de polémicas, desde que foi empossado presidente - legalização da posse de arma para cidadãos sem cadastro, ameaça de despedimento de funcionários públicos socialistas ou comunistas, transferência para o Ministério da Agricultura da demarcação de terras indígenas - Jair Bolsonaro viu-se obrigado a sair a terreiro, face às declarações da sua ministra.

Mesmo não tendo tendo mencionado qualquer episódio especifico que tenha motivado a declaração, na quinta-feira, através da rede Twitter, prometeu que no seu governo "não haverá abandono de auxílio a qualquer indivíduo nas diretrizes de direitos humanos".

PUB

Pé de goiaba

Apesar de se justificar e recusar por completo assumir que, no mínimo, terá "metido um pé na jaca" - expressão brasileira semelhante a cometer uma "argolada", Damares Alves é já há alguns tempos presa do anedotário brasileiro.

Recentemente, voltou a ser divulgado um vídeo seu durante um culto evangélico, em que Damares relembrou a sua experiência quando jovem, em que afirma ter visto "Jesus se aproximando do pé de goiaba", ao qual tinha trepado, quando "ia comer o veneno" para se suicidar.

A visão, segundo a agora ministra, levou-a não ingerir o veneno. Por isso, está viva.

PUB

Últimas