Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Se o próximo Dalai Lama for uma mulher tem que ser muito atraente»

Actual líder da igreja budista não descarta a hipótese de o seu sucessor ser... uma sucessora

O próximo Dalai Lama pode ser uma mulher. Isso mesmo foi dito este sábado pelo actual Dalai Lama, numa conferência de imprensa na índia. A questão da sucessão na liderança da igreja budista tem causado alguma preocupação nos últimos anos, já que o actual chefe espiritual é um sobrevivente da invasão chinesa no Tibete nos anos 50.

O décimo quarto Dalai Lama tem 74 anos. Diz a tradição que o sucessor será eleito depois da morte do actual líder espiritual. Diz também a tradição que próximo líder espiritual deve ser tibetano. Mas em lado algum é dito que o Dalai Lama tem que tem que ser um homem.

PUB

«O objectivo da reencarnação é servir as pessoas de Dharma (fé). Se é essa a circunstância, se o modelo feminino é mais útil, então porque não?», disse.

Ainda não se percebeu se o Dalai Lama quer quebrar tradições ou ideias feitas, o certo é que ao longo dos últimos dois anos, aventou a hipótese de ser eleito um novo Dalai Lama antes da sua própria morte. Disse também ser possível que o próximo chefe espiritual do budismo venha a ser eleito fora do Tibete. E a questão feminina da sucessão foi abordada já pela segunda vez.

«E digo também que, se o próximo Dalai Lama encarnar uma mulher então ela tem que ser muito atraente. Assim pode exercer maior influência sobre os outros, uma mulher feia pode não ser tão eficaz», afirmou.

As autoridades chinesas pronunciaram-se através do governador do Tibete que, de forma muito irónica, considerou que os tibetanos deveriam respeitar as tradições.

O regime de Pequim é acusado pelos monges tibetanos de ter feito desaparecer há vários anos um menino que poderia ser o próximo Dalai Lama. As autoridades chinesas indicaram um eventual sucessor de nacionalidade chinesa, mas não é reconhecido pelos budistas no Tibete.

PUB

Últimas