Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bruni e Sarkozy em banda desenhada

Factos reais misturados com humor resultaram em sucesso. Edição de 80 mil exemplares esgotou em três semanas.

A edição de um livro de banda desenhada sobre o primeiro ano do governo do presidente francês Nicolas Sarkozy, onde é focada a suposta influência da primeira-dama, cantora e ex-top model Carla Bruni, em assuntos de Estado esgotou pouco depois de ter sido lançada em França.

Os 80 mil exemplares de «Carla & Carlito ou la vie de château» (Carla e Carlito ou a vida de palácio, em tradução livre), escrito por um famoso jornalista francês, foram todos vendidos em apenas três semanas. A segunda edição terá cerca de 15 mil exemplares e será lançada no final desta semana, disse à BBC Brasil Laurent Muller, fundador da Editora 12 bis.

PUB

«Carla & Carlito» é o terceiro livro de banda desenhada sobre Sarkozy do jornalista Philippe Cohen e dos roteiristas Richard Malka e Riss. No primeiro livro, Cohen retratou a infância e a trajectória política de Sarkozy, tendo por base factos reais, inúmeros livros e declarações oficiais ou anónimas.

Tal como nos livros anteriores, «Carla & Carlito» começa com um evento imaginário e continua misturando factos reais a diálogos e situações repletas de humor, que resultam das investigações ou da imaginação dos autores.

«Carla & Carlito» começa no ano de 2011. Numa espécie de clínica, três personagens tentam desintoxicar-se do «sarkozysmo»: a sua ex-mulher Cécilia, o primeiro-ministro, François Fillon, chamado no livro de «senhor Ninguém» (uma referência à presença constante de Sarkozy em todas as áreas, diminuindo a atuação do chefe do governo) e a socialista Ségolène Royal, sua rival nas eleições presidenciais.

Quanto a Carla Bruni, é retratada no livro de duas formas: como «burguesa boémia new age», com o violão nas mãos, descalça, partidária da esquerda, a artista do Palácio do Eliseu, e como a rainha Maria Antonieta, apelido que lhe teria sido atribuído pela ministra da Justiça, Rachida Dati. Carla é apresentada como fria, calculista, preocupada com o seu guarda-roupa e com a promoção dos seus discos.

PUB

Bruni aparece como estratega de comunicação do presidente, uma «guru» no Palácio do Eliseu, que utiliza a imprensa para promover a imagem do marido. E aparece também a interferir em assuntos do governo.

A imprensa francesa já afirmou que algumas decisões de Sarkozy foram influenciadas pela primeira-dama, mas nesta banda desenhada aparecem mais detalhes, com frases e desenhos humorísticos, e onde são revelados também outros casos em que Bruni teria solicitado a atuação do presidente.

Leia aqui tudo sobre «Carla & Carlito»:

http://www.amazon.fr/Carla-Carlito-Ou-vie-château/dp/235648034X

E veja também o vídeo com todos os pormenores:

PUB

Últimas