Já fez LIKE no TVI Notícias?

Primeira morte matrimonial entre gays em Espanha

Relacionados

Caso de violência doméstica é inédito

Registou-se esta semana o primeiro caso de violência doméstica entre um casal homossexual, tendo resultado na morte violenta de um dos homens e no suicídio do outro, em Adra, no sul de Andaluzia, segundo informação do site Univision.

Fontes locais disseram, esta quarta-feira, que a vítima, um espanhol de 34 anos, foi apunhalado no pescoço pelo seu marido, de origem marroquina, do qual se encontrava separado há dois meses. O alegado assassino acabou por se suicidar.

PUB

Trata-se do primeiro caso revelado oficialmente em Espanha, de violência doméstica entre um casal homossexual, após a entrada em vigor da lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2005.

A violência «infelizmente é o pão-nosso de cada dia em muitos casais de gays e lésbicas», lamenta a associação de defesa dos direitos dos homossexuais «Colegas».

Numa tentativa de reduzir o número de mortes, resultantes de casos de violência doméstica, o governo socialista espanhol tomou algumas medidas, mas sem sucesso nos resultados.

Em 2004 o executivo espanhol adoptou uma lei, pioneira na Europa, contra a violência doméstica, para protecção das mulheres, vítimas destes casos.

A associação «Colegas» lamenta que os casais homossexuais não estejam igualmente protegidos por esta lei, exigindo que as vítimas homossexuais sejam tratadas da mesma maneira.

PUB

Relacionados

Últimas