Já fez LIKE no TVI Notícias?

Polícia francesa lança gás lacrimogéneo sobre manifestantes catalães

Autoridades recorreram ao uso da força para retirar os manifestantes catalães que bloquearam uma autoestrada que liga Espanha a França, na fronteira de Jonquera

A polícia francesa recorreu ao uso da força para retirar os manifestantes catalães que bloquearam uma autoestrada que liga Espanha a França, na fronteira de Jonquera. Os agentes lançaram gás lacrimogéneo sobre a multidão, esta terça-feira.

Convocados pelo grupo "Tsunami Democràtic", os manifestantes concentraram-se na segunda-feira na localidade de El Perthus, na fronteira de Jonquera. Cerca de 1.000 pessoas estiveram a bloquear o acesso da AP-7, uma autoestrada que liga Espanha a França, durante 24 horas.

PUB

A Polícia Nacional Francesa e a Gendarmerie advertiram, na segunda-feira, os independentistas de que iam começar a retirar as pessoas da via.

Esta terça-feira de manhã passaram das palavra aos atos. Os agentes franceses começaram a usar a força e lançaram gás lacrimogéneo sobre a multidão, o que levou os manifestantes a recuar.

PUB

Cerca de 300 independentistas permaneceram no local e acabaram rodeados de agentes dos Mosso d’Esquadra e da Guardia Civil.

Os Mossos pediram aos manifestantes que abandonassem o local, encaminhando-os por trilhos que os levaram para fora da autoestrada. A saída dos últimos independentistas aconteceu sem que tivesse havido resistência.

Segundo um porta-voz da prefeitura francesa dos Pirinéus Atlânticos, citado pelo jornal La Vanguardia, esta foi uma operação conjunta entre França e Espanha, que envolveu a coordenação das autoridades dos dois países. De acordo com o mesmo jornal há pelo menos um detido.

Depois desta operação, o grupo "Tsunami Democràtic" já convocou um novo bloqueio, também na fronteira de La Jonquera: a passagem na confluência da AP7 com a N-II, em território espanhol.

O grupo "Tsunami Democràtic" apela a ações de desobediência civil em protesto contra a condenação judicial dos independentistas catalães.

PUB

Últimas