Já fez LIKE no TVI Notícias?

Geórgia concentra tropas na fronteira com a Ossétia do Sul

Relacionados

Tbilissi confirma, mas diz que UE está informada dessa presença em Gori

As autoridades da Ossétia do Sul, república separatista da Geórgia cuja independência é apoiada pela Rússia, denunciaram esta segunda-feira que Tbilissi concentra tropas e armamentos perto das suas fronteiras, violando os acordos de paz entre Rússia e Geórgia.

«De acordo com informações no terreno, a parte georgiana instalou na cidade de Gori um batalhão com 28 tanques e também veículos blindados tipo Cobra na localidade de Nikozi, perto da fronteira da Ossétia do Sul», lê-se num comunicado do Ministério da Defesa da Ossétia do Sul.

PUB

O Ministério do Interior da Geórgia confirmou a notícia da deslocação de veículos blindados, sublinhando que os observadores da União Europeia foram informados dessa deslocação.

«Os veículos são utilizados para patrulhar e controlar a situação na região», declarou Chota Utiachvili, chefe do Departamento de Análise de Informação do Ministério do Interior georgiano, sublinhando que «há já duas semanas que enviámos para as aldeias fronteiriças, incluindo Nikozi, dez veículos de tipo Cobra».

O Ministério da Defesa da Geórgia reconheceu também o envio de tanques para Gori. «Na cidade está aquartelado um batalhão blindado. O que poderá ele ter além de tanques?», declarou um funcionário do centro de imprensa do Ministério da Defesa da Geórgia aos jornalistas.

PUB

Relacionados

Últimas