Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ciclone paralisou Macau e Hong Kong

Ventos atingiram os 92 quilómetros por hora durante a madrugada

O ciclone tropical «Kammuri», que passou à categoria de «severo» durante a madrugada de quarta-feira devido aos ventos de 92 quilómetros por hora, obrigou a que fosse hasteado o sinal número oito de tempestade que praticamente paralisa a cidade.

Com o hastear do sinal número oito, todos os treinos no exterior das selecções olímpicas a estagiar em Macau foram cancelados, o mesmo tendo acontecido com os treinos de hispismo em Hong Kong, já que a cidade também içou o sinal oito de tempestade tropical.

PUB

Com o sinal número oito, as pessoas são aconselhadas a ficar em casa, os serviços públicos são encerrados, os tranportes marítimos suspensos e a circulação rodoviária deve ser reduzida ao mínimo indispensável.

Em declarações à agência Lusa, Fong Soi Kun, director dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau, explicou que o «Kammuri», que até meio da madrugada era apenas um ciclone tropical com ventos de 67 quilómetros por hora «intensificou muito a sua força e mudou a trajectória», condições que levam ao hastear dos sinais.

Fong Soi Kun disse que o «Kammuri» passará no ponto mais próximo de Macau, a cerca de 120 quilómetros a sul, entre as 10:00 e as 11:00 (entre as 03:00 e 04:00 em Lisboa) deslocando-se de Leste para Oeste.

O mesmo responsável explicou que o sinal número oito deverá ficar hasteado até meio da tarde.

As tempestades tropicais estão divididas em quatro categorias: depressão tropical (ventos inferiores a 62 quilómetros por hora), ciclone tropical (ventos superiores a 62 quilómetros por hora), ciclone tropical severo (ventos superiores a 96 quilómetros por hora) e tufão (com ventos superiores a 118 quilómetros por hora).

PUB

Últimas