Já fez LIKE no TVI Notícias?

Leite contaminado: 18 pessoas detidas

12 estarão envolvidas na produção dos produtos lácteos e as outras seis pessoas são acusadas de vender ilegalmente o produto químico adicionado ao leite. Entretanto, morreu o quarto bebé

As autoridades já detiveram 18 pessoas no âmbito do caso do leite em pó contaminado que, entretanto, causou a morte do quarto bebé recém-nascido. Dos detidos, 12 estarão envolvidos na produção dos produtos lácteos e as outras seis pessoas são acusadas de vender ilegalmente o produto químico adicionado ao leite.

A morte deste quarto bebé, que se deveu à ingestão de leite em pó ao qual foi adicionado uma substância química - melamina - ocorreu na prefeitura de Bazhu, segundo um comunicado oficial, que não avançou mais pormenores.

PUB

O último balanço, divulgado quarta-feira, pelo ministro da Saúde Chinês, Chen Zhu, dava conta da morte de três bebés, dois de Gansu (noroeste) e um outro de Zhejiang (leste) e de 6.244 crianças afectadas.

O escândalo do leite contaminado foi detectado no passado dia 12 com a abertura, pelas autoridades sanitárias, de um inquérito depois de um bebé ter morrido no dia anterior, e da descoberta de dezenas de casos de recém-nascidos que sofriam de problemas renais na província de Gansu (norte).

O Ministério da Saúde confirmou sexta-feira à noite que os bebés tinham adoecido depois de terem consumido leite em pó da empresa Sanlu, contaminado por melamina, utilizada no fabrico de plástico e de colas e podendo artificialmente aumentar a taxa de proteínas.

O Conselho de Estado (governo) decidiu, em reunião de quarta-feira, presidida pelo primeiro-ministro Wen Jiabao, «inspeccionar à escala nacional (...) a indústria do leite», lê-se hoje no site da Internet da Administração encarregue do controlo de qualidade. De acordo com a agência oficial Nova China, o controlo será alargado à alimentação para gado.

A melamina, utilizada no fabrico de plástico e de colas, podendo artificialmente aumentar a taxa de proteínas, é utilizada por falsificadores em produtos alimentares por dar uma aparência de elevado nível de proteínas.

PUB

Últimas