Já fez LIKE no TVI Notícias?

Quem apoia as FARC?

Polícia colombiana acredita que há células em 26 países, mas não divulga quais

A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) dispõe de células de apoio em 26 países, afirmou quarta-feira o chefe da polícia colombiana, evocando dados extraídos do computador do número dois das FARC, morto em Março, informa a Lusa.

A informação, retirada do computador de Raul Reyes, permitiu estabelecer que as FARC «desde as profundezas da selva geraram contactos, conexões, células de apoio em pelo menos 26 países», afirmou o general Oscar Naranjo, segundo um comunicado divulgado pela presidência colombiana, que não divulgou a lista concreta dos países envolvidos.

PUB

Oscar Naranjo afirmou igualmente que as FARC dispõem de um proveito de guerra de dois mil milhões de dólares por ano, retirado do tráfico de droga, dos sequestros e das extorsões, um montante impossível de confirmar através de fonte independente.

Homenagem ao líder das FARC provocou indignação

O chefe da polícia colombiana também acusou a guerrilha, fundada em 1964, de se dedicar ao tráfico de armas e pessoas, ao branqueamento de dinheiro e a procurar obter material radioactivo, antes de pedir aos seus homólogos para reforçar a «cooperação bilateral e multilateral contra o terrorismo».

As autoridades colombianas já tinham evocado no passado ligações das FARC noutros países como o Equador, Venezuela, Costa Rica, Espanha, Itália e Dinamarca. Na Colômbia, as FARC contam actualmente com cerca de 10.000 combatentes, segundo o director da polícia.

PUB

Últimas