Já fez LIKE no TVI Notícias?

Leite chinês: mais de 10 mil crianças continuam doentes

Quatro crianças morreram e mais 54 mil ficaram doentes devido à melamina

Mais de 10 mil crianças chinesas permanecem hospitalizadas depois do escândalo com o leite adulterado, afirmaram esta quarta-feira fontes oficias.O governo chinês está a estudar as primeiras leis que vão regular o nível máximo de químicos em cada alimento.

O ministro da Saúde afirmou que oito das 10 666 crianças estão em estado grave depois de terem bebido leite contaminado com um químico industrial, a melamina, que pode levar a condições clínicas graves como a paragem do funcionamento dos rins.

PUB

A contaminação do leite já matou quatro crianças e provocou doenças em mais 54 mil. Os efeitos continuam a fazer-se sentir forçando o Governo a lidar com graves problemas de saúde pública e económicos. A exportação é o sector que mais sofre com a polémica porque são cada vez mais os países que proibem a entrada de produtos provenientes da China.

Governo Chinês reconhece fraqueza

Os fornecedores foram acusados de adicionar melamina, usada em plásticos, tinta e adesivos, para fazer com que o leite parecesse mais rico em proteínas nos testes de qualidade alimentar.

De acordo com as novas directivas do ministro da Saúde, lançadas esta quarta-feira, a melamina está limitada a uma parte por um milhão no leite para crianças e 2,5 partes por um milhão no leite líquido. O leite contaminado tinha cerca de 6,196 partes de melamina por milhão.

Chen Junshi, um Investigador do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, explicou que estas novas directivas vão ajudar as entidades fiscalizadoras a determinar se a melamina foi adicionada intencionalmente ou se já existia no ambiente.

PUB

Últimas