Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estados Unidos armazenam dezenas de milhões de vacinas não aprovadas

Governo de Biden tem dezenas de milhões de doses da AstraZeneca armazenados. Uso do fármaco ainda não é permitido nos Estados Unidos

Os Estados Unidos vão enviar quatro milhões de doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca para o México e Canadá, a título de "empréstimo", naquela que será a sua primeira exportação deste género de fármacos.

O anúncio da Casa Branca surge após o governo de Biden ter confirmado que os Estados Unidos têm na sua posse dezenas de milhões de doses da vacina concebida em parceria com a Universidade de Oxford. A própria farmacêutica AstraZeneca acredita que no fim de abril, os EUA vão ter disponíveis 50 milhões de doses.

PUB

Porém, e o rasto da controvérsia surge aqui, a vacina da AstraZeneca ainda não foi aprovada pelo regulador norte-americano, a Food and Drug Administration. A vacina ainda está em ensaios clínicos no país e a farmacêutica ainda não fez o pedido para uso de emergência do fármaco.

A posição do governo dos EUA de reservar fármacos que podiam estar a salvar vidas noutros países surge numa altura em que a América do Sul e a Europa enfrentam novos confinamentos e restrições mais apertadas

A Casa Branca afirmou ainda que o Governo norte-americano vai enviar 2,5 milhões de doses das vacinas para o México e 1,5 milhões para o Canadá, na qualidade de “empréstimo”. A prioridade de Joe Biden é a vacinação de todos os norte-americanos, mas o presidente dos Estados Unidos explicou que autorizou o “empréstimo” por reconhecer que o “vírus não conhece fronteiras”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.682.032 mortos no mundo, resultantes de mais de 121,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PUB

Últimas