Já fez LIKE no TVI Notícias?

Furacão Irma perde força mas já fez pelo menos 21 mortos

Maior tempestade de sempre no Atlântico já deixou um rasto de destruição em várias ilhas das Caraíbas. Está agora a passar pelas Bahamas e por Cuba e dirige-se para a Flórida, nos EUA

O furacão Irma já fez pelo menos 21 vítimas mortais, de acordo com o novo balanço citado pela Reuters. O furacão, que reduziu o nível de 5, o mais grave, para 4, continua, porém, a ser uma poderosa tempestade de efeitos catastróficos, com ventos a rondar os 250 quilómetros por hora.

Segundo a Reuters, 11 pessoas (nove franceses e dois holandeses) morreram em St. Martin, quatro nas Ilhas Virgens, uma nas Barbudas, uma em Anguilla, três em Porto Rico e um nos Barbados.

PUB

Ao chegar à ilha Inagua, no sul das Bahamas, o olho do furacão Irma acabou por perder alguma força. O furacão passou por Cuba e dirige-se à Flórida, nos Estados Unidos, onde pelo menos cerca de 500 mil pessoas foram aconselhadas a deixar tudo para trás e fugir.

Miami era já ontem uma cidade fantasma, com muitos a fugir da costa antes da chegada da tempestade, o que deverá acontecer este fim de semana. Tem havido uma corrida às bombas de gasolina e aos supermercados. As escolas já não abriram esta sexta-feira.

Os norte-americanos temem o pior para os próximos dias. A agravar as preocupações estão outros dois furacões: o Jose, que evoluiu para a categoria 4, com ventos de 240 quilómetros por hora; e o Katia, que já subiu para a categoria 2.

Nos últimos dias, na República Dominicana, mais de 19 mil pessoas foram retiradas de casa. No Haiti, também há registo de inundações e danos, num país que ainda está a reerguer-se depois do devastador terramoto de 2010.

Estima-se que 1,2 milhões de pessoas tenham já sido afetadas por esta tempestade, a maior de sempre a assolar o Atlântico. A Cruz Vermelha teme que o número possa aumentar acentuadamente para 26 milhões. 

A causar grande preocupação está a falta de água potável e os estragos nos serviços de saneamento. Também por causa disso as autoridades temem que as vítimas venham a aumentar. 

PUB

Últimas