Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estado Islâmico: já se sabe quem é o «Jihadi John»

Relacionados

O homem aparece em vários vídeos afetos ao Estado Islâmico com decapitações de cidadãos ocidentais

Mohammed Emwazi nasceu no Kuwait, mas vivia num bairro de classe média da região oeste de Londres. Amigos, citados pela BBC, afirmam que Emwazi tem à volta de 27 anos e é um programador formado pela Universidade de Westminster.

O homem britânico que alegadamente aparece nos vídeos afetos ao Estado Islâmico em que surgem as decapitações de cidadãos ocidentais já terá sido identificado. Conhecido pelo apelido de «Jihadi  John», o extremista chamou a atenção das autoridades por se comunicar, nas gravações, com um sotaque britânico. Os serviços secretos britânicos identificam-no agora como Mohammed Emwazi, refere a BBC News.

Emwazi apareceu pela primeira vez num vídeo em agosto de 2014, em que alegadamente surge como o responsável pela decapitação do jornalista americano, James Foley. Suspeita-se também da sua presença nos vídeos que mostram as decapitações de Steven Sotloff, David Haines, Alan Henning, Abdul-Rahman Kassig e do japonês Kenji Goto.

PUB

«Jihadi John» decapitou Steven Sotloff (Reprodução/YouTube)

Mohammed Emwazi já era conhecido das autoridades britânicas, que mantinham o nome em segredo para não atrapalhar nas investigações. O homem terá viajado para a Somália em 2006 e tem alegadamente ligações ao grupo extremista somali al Shabab, responsável por inúmeros ataques. Mohammed Emwazi viajou também para a Síria em 2012, após uma passagem pelo Kuwait.  

PUB

Relacionados

Últimas