Já fez LIKE no TVI Notícias?

Director do FMI detido por suspeita de abuso sexual

Dominique Strauss-Kahn foi preso em Nova Iorque quando já se encontrava num avião com destino a Paris

Última actualização à 1:12

O director do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, foi detido em Nova Iorque, pela suspeita da prática de um crime de natureza sexual.

PUB

O francês foi detido pelas autoridades norte-americanas quando já se encontrava dentro de um avião, no aeroporto JFK, que partia daí a alguns minutos para Paris, avançou o jornal «New York Post».

O jornal dá conta na sua edição electrónica que tudo terá acontecido este sábado à tarde no Hotel Sofitel, depois da suposta vítima ter entrado no quarto do francês, que terá saído da casa de banho sem roupa e a terá agarrado.

Segundo fontes consultadas pelo jornal, que não são identificadas, Strauss-Kahn terá atirado a mulher para cima da cama, forçando-a a praticar sexo oral.

Depois, a director do FMI terá deixado a empregada sair do quarto e partido rumo ao aeroporto.

O jornal «Daily News» relata uma versão em quase tudo semelhante à do «New York Post», mas referindo que terá sido a mulher a conseguir libertar-se do director do FMI e a fugir do quarto.

Estas informações são confirmadas pelo prestigiado jornal «The New York Times», que recorda que Strauss-Kahn, de 62 anos, já esteve envolvido anteriormente num escândalo sexual, em 2008.

PUB

Nessa altura, foi acusado de se ter envolvido com uma das suas subordinadas - no caso, Piroska Nagy, uma responsável do departamento africano do FMI.

Depois do Fundo Monetário Internacional ter lançado uma investigação, Nagy deixou o organismo, que trocou pelo Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento.

Strauss-Kahn, apesar de se ter mantido no cargo, apresentou um pedido de desculpas por um «erro de avaliação».

O francês é casado com a jornalista Anne Sinclair e tem-se perfilado como um potencial candidato às eleições presidenciais do seu país, em 2012.

Em 2006, foi derrotado por Ségolène Royal nas primárias socialistas, falhando a candidatura pelo partido às eleições de 2007, que foram vencidas por Nicolas Sarkozy.

Do currículo de Dominique Strauss-Kahn consta ainda a passagem pelo governo de Lionel Jospin, entre 1997 e 1999, em que tomou conta da pasta da Economia e Finanças.

PUB

Últimas