Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama quer presos de Guantánamo nos EUA

Relacionados

Presidente norte-americano reforça que segurança nacional não será posta em causa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tentou, esta quinta-feira, acalmar as reacções aos seus esforços para fechar a prisão norte-americana em Guantánamo. Obama afirmou que o Governo norte-americano pretende transferir alguns dos presos para prisões de alta segurança nos Estados Unidos, mas sublinha que a segurança nacional não será ameaçada, refere a agência EFE.

Reiterando a sua determinação para fechar a base da baía de Guantánamo, em Cuba, apesar de crescente pressão por parte do Congresso para a manter aberta, o presidente norte-americano afirmou que o que aconteceu lá nos últimos oito anos enfraqueceu a segurança dos EUA a contrário de a fortalecer.

PUB

«Ao tomar esta decisão, tenham em mente o seguinte facto, nunca ninguém escapou de nenhuma das nossas prisões federais», reforçou Obama, que prometeu trabalhar em conjunto com o Congresso para desenvolver um sistema seguro e justo para lidar com os presos de Guantánamo.

Barack Obama afirmou que a discussão sobre Guantánamo será a mais difícil que enfrentará, mas que ainda assim vai trabalhar para «construir um sistema legal e legítimo para os prisioneiros de Guantánamo, que não exclua nenhum dos detidos».

Quarenta e oito alegados presos no centro de detenção da base naval norte-americana de Guantánamo aguardam libertação e transferência para outros países, anunciou ainda o presidente. Os suspeitos estão entre os detidos cujos processos já foram revistos.

PUB

Relacionados

Últimas