Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trump anuncia novos advogados para liderar defesa no processo de destituição

Anúncio surge um dia depois de cinco advogados de Trump abandonarem a equipa do milionário norte-americano

O ex-presidente norte-americano Donald Trump anunciou no domingo novos advogados para liderar a defesa no processo de destituição, agendado para 9 de fevereiro, um dia depois de vários causídicos terem abandonado o caso.

Em comunicado, Trump anunciou que os advogados David Schoen e Bruce Castor vão passar a dirigir a sua equipa de defesa.

PUB

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), Bruce Castor, antigo procurador na Pensilvânia, foi criticado pela decisão de não acusar o ator e apresentador norte-americano Bill Cosby num caso de abuso sexual. 

Schoen, conhecido comentador televisivo em assuntos jurídicos, fez carreira na defesa em processos crime a nível federal, incluindo processos de "colarinhos brancos e outros casos complexos", de acordo com a nota.

Os dois causídicos são da opinião que a destituição é inconstitucional, segundo o comunicado.

O anúncio surge um dia depois de cinco advogados de Trump abandonarem a equipa do milionário norte-americano, incluindo Butch Bowers e Deborah Barbier, na sequência de divergências sobre a direção do caso, indicou no sábado a CNN, que citou fonte anónimas.

A cadeia de televisão norte-americana indicou que Trump pretendia que os advogados continuassem a defender a tese da existência de uma fraude maciça nas eleições presidenciais, ao invés de se concentrarem na legalidade de um processo contra um Presidente que já não se encontra em funções.

PUB

O processo de Donald Trump por "incitação à insurreição", na sequência da invasão do Capitólio, em 06 de janeiro, por apoiantes do ex-Presidente, deve começar em 09 de fevereiro.

Para fazer avançar o processo, é necessária uma maioria de dois terços, ou seja, 67 senadores, mas apenas cinco senadores republicanos afirmaram, até agora, estarem prontos a apoiar os 50 senadores democratas a favor da destituição.

Uma moção de censura, menos grave, requer o voto de pelo menos dez senadores republicanos para ter a possibilidade de ser adotada, o que alguns observadores consideraram ser viável.

Único Presidente norte-americano a ser duas vezes alvo de um processo de destituição, Trump será também o primeiro chefe de Estado visado por este processo depois do final do mandato.

Caso seja condenado, o Senado poderá impedi-lo de voltar a assumir a presidência no futuro, ditando o fim da sua carreira política.

PUB

Últimas