Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha: 31 pessoas detidas e 43 quilos de cocaína

Alguma da droga era introduzida via Portugal, através de correios humanos

A Guarda Civil espanhola deteve 31 pessoas, apreendeu 43 quilogramas de cocaína e desmantelou uma rede internacional que introduzia a droga no país, alguma via Portugal, através de correios humanos e encomendas postais, noticia a Lusa.

Segundo as autoriades espanholas, a operação, denominada «Desdemona», teve origem na localização de oito quilogramas de cocaína que vinha dissimulada no fundo falso de uma mala no aeroporto de Alicante.

PUB

A Guarda Civil refere em comunicado que a droga, procedente do Equador, Bolívia, Peru e Costa Rica, era introduzida na Europa através dos aeroportos espanhóis de Alicante, Madrid e Málaga, assim como da Holanda, Alemanha (Francoforte) e Portugal (Lisboa).

A cocaína era transportada em fundos falsos de malas que eram carregadas por correios humanos - as chamadas «mulas» - que recebiam em troca uma compensação monetária.

A organização também utilizava encomendas postais para introduzir a droga, cujos destinatários, residentes em localidaddes perto das cidades de Alicante, Murcia e Barcelona, recebiam pequenas somas em dinheiro por emprestar a sua identidade e morada.

Em algumas das operações, o grupo criminoso chegou a utilizar menores como destinatários das encomendas com a droga.

Do total dos detidos, 18 foram localizados em Barcelona, seis em Murcia, quatro em Madrid, dois em Castela, um em Alicante e outro em Málaga.

PUB

Últimas