Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama legaliza consumo de marijuana com fins médicos

Relacionados

Estado irá julgar os pacientes e distribuidores, quando as leis sejam infringidas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos da América promulgou uma directiva que despenaliza, a nível federal, o consumo e a venda de marijuana para fins terapêuticos sempre que os cidadãos não infrinjam as leis de cada Estado, avança o jornal espanhol «Europapress».

Num comunicado dirigido aos procuradores fiscais dos catorze Estados que permitem o uso de marijuana com fins médicos, o Ministério afirma que se compromete com «o uso eficiente e racional» deste recurso, mas irá julgar os pacientes e distribuidores quando infringirem as leis.

PUB

«Não será prioritário o uso de federais de recursos para processar os pacientes gravemente doentes ou os seus auxiliares se estiverem em conformidade com as leis estaduais sobre a marijuana para fins médicos», afirmou o Procurador-Geral do Estado Eric Holder num comunicado.

«Mas nós não vamos tolerar os traficantes de droga que se escondem por trás da afirmação de que estão a cumprir as leis estaduais, a fim de esconder as actividades que são claramente ilegais» realçou o procurador-geral.

Neste sentido, o Departamento de Justiça recordou que «a distribuição de marijuana nos Estados Unidos continua a ser a maior fonte de renda para os cartéis mexicanos» e deixou claro que a perseguição dos produtores e vendedores de drogas ilegais, incluindo a marijuana, continuará a ser uma «prioridade essencial».

PUB

Relacionados

Últimas