Já fez LIKE no TVI Notícias?

Venezuela: aliados de Chávez vencem maioria dos estados, mas perdem Caracas

Presidente venezuelano diz que resultados provam que «há um sistema democrático»

Os aliados do Presidente venezuelano, Hugo Chávez, conquistaram 17 dos 22 estados nas eleições regionais de domingo, enquanto a oposição venceu em Caracas, segundo resultados parciais divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

De acordo com a CNE, os candidatos da oposição venceram pelo menos nos estados de Miranda e Zulia, os mais populosos da Venezuela, e em Nueva Esparta.

PUB

A presidência da câmara de Caracas também vai mudar para a oposição, de acordo com os resultados parciais, referentes à contagem de 95 por cento dos votos.

Em dois estados ainda não foram anunciados resultados.

Resultados provam que «há um sistema democrático» no país

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou que as eleições regionais e municipais de domingo demonstraram que na Venezuela «há um sistema democrático» e a «decisão do povo» é respeitada.

Chávez deslocou-se ao centro onde o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) montou o seu quartel-general, em Caracas, e qualificou os resultados obtidos pelos seus candidatos como uma «grande vitória».

«Haverá opositores que dirão que nos derrotaram apesar de termos ganho 17 governos (regionais) comparativamente aos três deles», afirmou Chávez, salientando que ainda há dois estados ainda sem vencedores «porque há um empate técnico e será preciso esperar algumas horas».

Chávez insistiu que as eleições «derrubaram» teses esgrimidas dentro e fora do país de que na Venezuela há um governo ditatorial.

PUB

«Quem é que pode dizer agora que há uma ditadura na Venezuela? Chamo os opositores à razão e reconheçam que respeitamos a vontade popular», afirmou.

O presidente venezuelano deu o exemplo das vitórias da oposição no emblemático estado de Miranda e na câmara municipal de Caracas, que o PSUV reconheceu de imediato.

Chávez felicitou os candidatos da oposição que venceram e pediu-lhes que assim como a sua vitória foi reconhecida imediatamente pelo PSUV, acatem a Constituição e a autoridade do chefe de Estado.

Hugo Chávez disse ainda que os resultados eleitorais o animam a prosseguir com o projecto de estabelecer o socialismo na Venezuela.

Destacou, por outro lado, a alta participação eleitoral, que segundo a CNE atingiu 65,45 por cento, um nível sem precedentes em eleições regionais e municipais no país.

«A vitória é hoje da Venezuela. Ratifica-se o caminho democrático que o povo escolheu», acrescentou.

PUB

Últimas