Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aeroportos escoceses reabrem, mas podem voltar a fechar

Nova nuvem de cinzas ameaça normalização do espaço aéreo no Reino Unido

Os aeroportos escoceses reabriram, esta terça-feira, para realizar alguns voos às 07:00, como anunciado na véspera. Mas uma nova nuvem de cinza vulcânica que se aproxima ameaça a normalização do tráfego aéreo no Reino Unido.

Aeroportos como Glasgow e Edimburgo voltaram a funcionar, mas a BBC noticiou que possam ter de fechar novamente por volta do meio-dia. Os serviços de controlo aéreo britânicos indicaram que «a situação nos aeroportos da Irlanda do Norte é incerta, devido a uma nova nuvem de cinza».

PUB

A erupção do vulcão islandês intensificou-se segunda-feira enviando uma nova nuvem de cinzas para a Grã-Bretanha, anunciaram durante a noite de segunda-feira as autoridades aeronáuticas britânicas. «A erupção do vulcão na Islândia intensificou-se e uma nova nuvem de cinzas espalhou-se para Sul e para leste em direcção à Grã-Bretanha», declararam os serviços nacionais de tráfego.

«As últimas informações provenientes dos serviços meteorológicos mostram que a situação está a agravar-se em algumas zonas», declarou o NATS num comunicado.

Calais, o principal ponto de trânsito de passageiros entre o continente europeu e a Grã-Bretanha, continuou a escoar passageiros durante toda a noite, num momento constante de barcos na ligação com Dover. À zona do terminal, continuam também a chegar autocarros de vários pontos da Europa com passageiros que pretendem viajar para cidades britânicas depois de os voos terem sido cancelados nos últimos dias devido à nuvem de cinzas libertada pelo vulcão islandês Eyjafjöll.

PUB

Últimas