Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sabe qual é o objeto com mais bactérias que tem em casa?

Estudo da Universidade de Furtwangen, na Alemanha, concluiu que os esfregões da loiça têm, em média, 50 mil milhões de bactérias

Provavelmente acha que o local da sua casa que acumula mais bactérias é a casa-de-banho e que o objeto mais sujo é a sanita, mas não. De acordo com o El Mundo, um estudo da Universidade de Furtwangen, na Alemanha, concluiu que o objeto mais “infetado” está, surpreendentemente, na cozinha. Trata-se do esfregão da loiça.

Na investigação, os cientistas analisaram 14 esfregões como amostra e concluíram que tinham, em média, 50 mil milhões de bactérias por centímetro cúbico, ou seja, cerca de sete vezes o número de pessoas na Terra.

PUB

Concentrações tão elevadas de bactérias só são encontradas num outro sítio: nas fezes humanas.

O esfregão usado para lavar a loiça tem condições de vida perfeitas para as bactérias, porque é quente, húmido e está cheio de nutrientes.

Durante o estudo, foram encontrados 362 tipos de bactérias nos vários esfregões. As mais comuns são Salmonella, Escherichia coli (também presente nas fezes e que provoca problemas gastrointestinais) e Moraxella osloensis (que não representa risco para a saúde, mas causa o mau cheiro da esponja).

Lavar o esfregão, colocá-lo no micro-ondas ou na máquina de lavar roupa ou mesmo fervê-lo não funciona para remover as bactérias. É possível que as mais fracas sejam eliminadas, mas as mais resistentes permanecem e reproduzem-se ainda mais.

Segundo os cientistas alemães, a única maneira de se livrar dos micróbios é substituir o esfregão por um novo, uma vez por semana.

PUB

Últimas