Já fez LIKE no TVI Notícias?

Andaluzia: PSOE ganhou, mas a extrema-direita chega ao parlamento

A direita espanhola ficou com maioria absoluta e vai tentar afastar socialistas. Líder do PP já pediu desafiou Pedro Sánchez a convocar eleições

O PSOE foi o partido mais votado, mas com os piores resultados da sua história, nas eleições deste domingo na região espanhola da Andaluzia, que foram marcadas pela chegada da extrema-direita ao parlamento regional.

Os partidos tradicionais espanhóis são os grandes derrotados da consulta de hoje, quando estão escrutinados 98% dos votos, com o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) a passar de 47 deputados regionais (num total de 109) para 33, enquanto o Partido Popular (PP, direita) passa de 33 para 26.

PUB

O PSOE foi o mais votado, mas não vai ser fácil encontrar um parceiro para governar, depois de todos as forças políticas, durante a campanha eleitoral, terem recusado apoiar um executivo regional liderado pela socialista Susana Díaz, atual presidente. Na verdade, a direita tem maioria no parlamento.

O PP também foi muito penalizado, mas tem a consolação de se ter aguentado na segunda posição, não tendo sido ultrapassado pelo Cidadãos (direita liberal), que traçou esse cenário como o seu objetivo principal.

Mesmo assim, o Cidadãos foi o partido que mais subiu, passando de nove deputados regionais para 21, mantendo intacta a sua pretensão de vir a liderar a direita espanhola.

As eleições marcam ainda a entrada fulgurante da extrema-direita, que desde 1982 não tinha expressão eleitoral em Espanha, no parlamento regional através do Vox, que consegue 12 deputados regionais, um resultado inesperado.

PUB

Um vídeo divulgado antes das eleições, com o título “Andaluzia pela Espanha”, que se tornou viral na internet, mostra o líder do Vox, Santiago de Abascal, a cavalgar com um grupo de outros membros do partido, numa referência à “Reconquista” espanhola nos séculos XIII-XV dos territórios muçulmanos, que agora seria feita a partir desta região para o norte.

Direita fica com maioria no parlamento

Com os resultados apurados até ao momento, a direita espanhola conseguiu reunir a maioria absoluta no parlamento e pode aspirar a formar um Governo regional, que nos últimos 36 anos foi da responsabilidade do PSOE.

Os líderes nacionais e regionais dos três partidos de direita já fizeram esta noite declarações no sentido de que vão tentar negociar uma solução que permita uma “mudança” e acabar com os 36 anos de poder dos socialistas na Andaluzia.

O líder regional do PP, Juanma Moreno, anunciou hoje que se irá apresentar à investidura de presidente do governo da Andaluzia e apelou “a todas as forças que querem uma mudança” para negociar um acordo.

PUB

A Comunidade Autónoma da Andaluzia, com mais de 87 mil quilómetros quadrados, é a segunda maior de Espanha (a primeira é Castela e Leão) e tem quase o tamanho de Portugal (92 mil).

Por outro lado, é a mais populosa região de Espanha, com mais de oito milhões de habitantes (Portugal tem mais de 10 milhões), fazendo fronteira com os distritos portugueses de Beja e Faro.

Líder do PP espanhol desafia Pedro Sánchez a convocar eleições

Pouco tempo após serem conhecidos os resultados, o líder do Partido Popular espanhol defendeu que as eleições andaluzas são o “primeiro passo” para este partido voltar ao poder em Madrid e que o primeiro-ministro socialista devia “pensar em convocar eleições”.

Numa conferência de imprensa depois de se conhecerem os resultados das eleições na Andaluzia, o presidente do PP, Pablo Casado, sublinhou que a consulta popular deu um “mandato inequívoco” para que o partido “regresse quanto antes ao Governo de Espanha”.

PUB

“Que Pedro Sánchez [primeiro-ministro] vá pensando em convocar eleições e vá assumindo o que dizem as urnas, no sentido da rejeição das suas políticas sectárias e irresponsáveis”, acrescentou Casado.

PSOE pede a partidos para barrarem o caminho à extrema-direita

No lado oposto, A candidata do PSOE ao Governo Regional da Andaluzia, Susana Díaz, apelou em Sevilha a todos os partidos políticos para barrarem o caminho à extrema-direita, pedindo aos restantes movimentos para esclarecerem as suas intenções.

"É uma noite triste para os socialistas, apesar de ter vencido as eleições [regionais], de ser o maior partido e ter vencido em sete das oito províncias" andaluzas, disse Susana Díaz.

PUB

Últimas