Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pablo Iglesias eleito secretário-geral do Podemos

Relacionados

Iglesias conquistou mais de 95 mil votos, ou 88% do total, uma larga distância para outros 60 candidatos, já que o candidato que mais se aproximou conseguiu apenas 955 votos

Pablo Iglesias foi eleito secretário-geral do «Podemos» por uma ampla maioria de votantes – 95.311 votos – da Assembleia Cidadã do partido espanhol, que deu também apoio maioritário aos membros da equipa para formar nova direção daquela força política.

Na votação online, que decorreu entre segunda-feira e a meia-noite de sexta-feira, participaram 107.488 dos cerca de 250 mil inscritos na assembleia, segundo os dados hoje divulgados.

PUB

Pablo Iglesias conquistou 88% dos apoios do total de votantes, a larga distância dos outros 60 candidatos que se candidataram à secretaria-geral, já que aquele que mais se aproximou obteve 955 votos.

Eurodeputada Marisa Matias diz que crescimento do «Podemos» faz regressar esperança à Europa

A eurodeputada do BE, Marisa Matias, afirmou em Madrid que o crescimento do Podemos faz «regressar a esperança» aos povos do sul da Europa que lutam contra a austeridade e o domínio dos «poderes sem rosto».

«Sinto que o que o Podemos está a fazer é emocionante e inspirador para todos e todas os que creem que a vida das pessoas não tem de ser sinónimo de sofrimento», afirmou a bloquista, perante o congresso fundador do partido espanhol Podemos, que nas europeias elegeu cinco deputados para o Parlamento Europeu e que as sondagens já colocaram à frente do Partido Popular e do PSOE.

Marisa Matias, que discursou em representação da família política do Grupo da Esquerda Unitária/Esquerda Nórdica Verde e que esteve no congresso acompanhada pela coordenadora bloquista, Catarina Martins, declarou que o trabalho do Podemos, que nasceu principalmente da confluência de movimentos sociais, motiva «os povos do sul» da Europa que combatem a austeridade.

PUB

«Sou de Portugal, como vocês sou de um país em que os poderes sem rosto e as suas marionetas, sejam de Bruxelas ou dos governos dos nossos países, decidiram castigar o povo. Para eles somos pessoas que vivemos acima das nossas possibilidades, que não tem direito à saúde, à educação ou a habitação. Se nos ameaçam a vida, tiremos-lhes o poder», disse.

No Teatro Nuevo Apolo, em Madrid, a dirigente do BE saudou «o povo grego» e as «forças progressistas da Alemanha que lutam "no olho do furacão"» e teceu rasgados elogios ao líder do Podemos, Pablo Iglesias, citando o dirigente espanhol: «Aqui repito, mantenham alta a bandeira da dignidade, precisamos de vocês para manter altas as bandeiras da esperança, da mudança, da democracia e da justiça social».

«O trabalho dos eurodeputados e dos militantes do Podemos é exemplar, defesa dos direitos humanos, na luta contra a corrupção, na defesa do bem público, na luta contra o TTIP (acordo de comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos)», afirmou.

PUB

Matias sublinhou que, no Parlamento Europeu, os partidos contra a austeridade o que «fazem todos os dias é trabalhar para resgatar a soberania dos povos e a democracia». «Queremos retirar a democracia das mãos dos banqueiros e dos corruptos e colocá-la na mão dos cidadãos, defendendo os serviços públicos e o que é de todos, recusamos a austeridade como desígnio», declarou.

A eurodeputada do BE defendeu que no sul da Europa «sente-se finalmente que algo está a mudar, que a esperança está a regressar e que se pode caminhar com orgulho» e referiu-se à luta contra a ditadura em Portugal no século XX, citando Zeca Afonso e Sérgio Godinho.

«Sinto orgulho em ser do país da revolução dos cravos, do país onde os militares e o povo se puseram de pé e acabaram com uma ditadura de meio século. Sinto orgulho por ser de um país que tem uma canção chamada Grândola, Vila Morena, que fala de uma terra da fraternidade onde o povo é quem mais ordena. Nós, os do sul, sabemos o que é a luta dos povos e sabemos que é essa luta que marca o melhor da nossa História (?) Hoje é o primeiro dia do resto das vossas vidas, com muitas lutas, com jogo sujo, com ameaças, isso está garantido. Mas vocês já nos mostraram que não têm medo», disse.

PUB

Relacionados

Últimas