Já fez LIKE no TVI Notícias?

Guatemala: mau tempo «decreta» estado de emergência

Relacionados

37 mortos, cerca de 40 desaparecidos e mais de 40 mil sinistrados durante o fim-de-semana

Chuvas torrenciais caíram sobre a cidade guatemalteca de Tecpán, a oeste do país da América Central, provocando o deslizamento de terras que soterrou uma centena de pessoas. Um primeiro deslizamento de terra arrastou um autocarro, morreram 12 pessoas. Logo depois, outro deslizamento enterrou cerca de 100 pessoas de uma equipa de resgate.

Segundo dados oficiais, 37 pessoas morreram no fim-de-semana pelas fortes chuvas, e o presidente Álvaro Colom, divulgando números oficiais, diz que 40 pessoas estão desaparecidas. «É uma tragédia nacional», disse Colom, citado pelo El País e acrescentou: «É lamentável que sejam os pobres a pagar o preço de um desastre natural.»

PUB

O Presidente identificou Escuintla, Retalhuleu, Sololá, Chimaltenango, San Marcos, Quetzaltenango e Sacatepéquez como os distritos mais afectados. Só em Escuintla, as autoridades estimam em pelo menos 23 mil no número de pessoas afectadas pelas chuvas que têm atingido também o sul do México.

Em Maio e Junho passado, esta zona da América do Sul, e em concreto a Guatemala, tinha já sido devastada por uma tempestade tropical - Agatha, que provocou 165 mortos e mil milhões de dólares de prejuízos.

O mau tempo que agora afecta, mais uma vez, a Guatemala, levou o Presidente, Alvaro Colom, a decretar no sábado o estado de emergência.

PUB

Relacionados

Últimas