Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vinte estrangeiros mortos após ataque do Estado Islâmico no Bangladesh

Dois polícias também morreram. Atentado ocorreu num restaurante em Daca, capital do Bangladesh, frequentado por muitos estrangeiros. O exército do Bangladesh conseguiu salvar 13 reféns, após uma operação que demorou cerca de 12 horas

Um ataque do Estado Islâmico contra um restaurante em Daca, capital do Bangladesh, levou à morte de 20 estrangeiros e dois polícias esta sexta-feira. Seis atacantes também morreram. Um sétimo jihadista acabou capturado pela polícia.

Armados, os rebeldes fizeram dezenas de reféns, esta sexta-feira, num restaurante que se localiza na zona diplomática de Daca e que é frequentado por muitos estrangeiros. Vinte reféns foram agredidos até à morte, segundo um porta-voz do exército local. Sabe-se que as vítimas são cidadãos estrangeiros e que a maior parte são italianos e japoneses.

PUB

“Os 20 reféns que foram encontrados mortos são estrangeiros”, disse Shahab Uddin, um dos porta-vozes militares.

“A maior parte são italianos ou japoneses", acrescentou.

A esta altura, quase todos os mortos já foram identificados. Nove são italianos, como confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália, Paolo Gentiloni. Sete, cinco homens e duas mulheres, são japoneses, segundo as informações das autoridades do Japão. Há ainda três jovens que estudavam nos Estados Unidos entre as vítimas mortais, segundo a CNN.

O exército do Bangladesh conseguiu salvar 13 reféns, após uma operação que demorou cerca de 12 horas e que só terminou na manhã deste sábado. Entre os reféns salvos está um japonês e dois cidadãos do Sri Lanka. 

“A operação terminou. A situação está totalmente sob controlo”, disse o porta-voz do exército, Rashidul Hasan, à agência AFP.

PUB

Inicialmente as informações davam conta de mais de 20 feridos e pelo menos dois mortos.

Chegaram 28 feridos e dois estão mortos”, disse Miraz Ul Islam, diretor do United Hospital, para onde foram transportados os feridos.

O Estado Islâmico reivindicou o ataque através da ligada ao ao grupo extremista, a agência Amaq.

Os comandos do (grupo extremista) Estado Islâmico atacaram um restaurante frequentado por estrangeiros na cidade de Daca”, afirmou, em comunicado divulgado nas redes sociais, a Amaq.

E logo nessa mensagem os rebeldes falaram em “mais de 20 mortos de diferentes nacionalidades”.

 PM do Bangladesh “determinada em erradicar terrorismo”

Na sequência do ataque, a primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, disse estar determinada em erradicar o terrorismo no país.

“Foi um ato extremamente hediondo. Que tipo de muçulmanos é esta gente? Eles não têm qualquer religião”, afirmou a primeira-ministra, num discurso transmitido pela televisão.

“As pessoas têm de resistir a estes terroristas. O meu governo está determinado em erradicar o terrorismo e a militância do Bangladesh”, sublinhou Sheikh Hasina.

PUB

Últimas