Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aluno mata professora durante aula

Aconteceu na Estónia. Adolescente de 15 anos foi detido pelas autoridades. Usou uma arma registada no nome do seu pai

Uma professora foi morta a tiro por um estudante, esta segunda-feira, na Estónia durante um tumulto numa escola secundária em Viljandi, no sul do país.

Segundo as autoridades locais, o adolescente de 15 anos, que foi detido, utilizou uma arma registada em nome do pai para atirar sobre a professora, Ene Sarap, de 56 anos, no que foi o primeiro caso deste tipo naquele Estado báltico.

PUB

«O tiroteio aconteceu durante uma aula de alemão em que a professora foi fatalmente ferida», disse a porta-voz da polícia, Kristina Kostina, à agência France-Presse. 

O incidente aconteceu numa sala de aula da escola Paalalinna, onde estavam outros quatro estudantes, que saíram ilesos.
De acordo com o jornal «The Postimees» o atirador era um bom aluno que recentemente tinha começado a partilhar imagens de armas e outras alusivas à guerra, no Facebook. Numa das publicações o jovem terá incluído uma legenda onde pedia para não o julgarem por ser introvertido: «Não me julguem porque sou calado. Ninguém planeia um homicídio em voz alta», terá escrito.
O Presidente da Estónia, Toomas Hendrik Ilves, já reagiu ao sucedido, sublinhando que se trata de «uma tragédia» para o país.
«Não é uma tragédia de uma escola ou de uma cidade; é uma tragédia para toda a Estónia», disse em comunicado.

PUB

Também o primeiro-ministro, Taavi Roivas, lamentou a morte da professora.
«Não sabemos o que causou o incidente, mas a violência nunca pode ser aceite como uma solução. Este tipo de coisas não devia acontecer. As minhas sinceras condolências aos familiares e amigos da professora», declarou em comunicado. 
A estação de televisão do país ERR avançou que o rapaz teria usado um revólver, mas a polícia não confirmou esta informação.
Como se trata de um menor, o atirador enfrenta até 10 anos de prisão se for considerado culpado de homicídio involuntário.
Os tiroteios na Estónia são muito raros. Segundo o ranking de 2007 do Observatório de Armas de Pequeno Porte, o país ocupava a posição número 65 relativamente à posse de armas de fogo. 

PUB

Últimas