Já fez LIKE no TVI Notícias?

Canhotos pensam mais rápido

Relacionados

Estudo demonstra que há maior transferência de informação entre hemisférios cerebrais

Um estudo realizado na Austrália revela que os canhotos pensam mais rápido, quando praticam actividades como desporto ou quando jogam computador. A Universidade Nacional Australiana indica que a transferência de informações entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro são mais rápidas nos canhotos.

Nick Cherbuin, cientista que liderou a pesquisa, explicou que as pessoas tendem a usar os dois hemisférios para tarefas muito rápidas ou muito difíceis, e para tarefas que exigem muita informação, como jogos de computador, conduzir no trânsito ou desportos.

PUB

Neste estudo, divulgado na revista especializada Neuropsychology, e noticiado no site da BBC, Cherbuin estabeleceu o tempo de transferência entre os dois lados do cérebro medindo os tempos de reacção a pontos brancos que piscavam dos lados esquerdo e direito de uma cruz.

Segundo a BBC, Cherbuin comparou os resultados com a capacidade dos participantes de realizarem uma tarefa, encontrar letras semelhantes nos campos visuais da esquerda e da direita da cruz. Para tal tarefa, seria necessário usar os dois lados do cérebro ao mesmo tempo.

Os testes nos 80 voluntários canhotos mostraram que há uma forte correlação entre a rapidez com que a informação era transferida entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro e a rapidez com que localizavam as letras semelhantes.

Quando os testes foram repetidos em 20 voluntários canhotos, os pesquisadores descobriram que, quanto maior era a tendência da pessoa usar a mão esquerda, melhor ela processava informação nos dois lados do cérebro.

PUB

«Bicerebrais»

Os indivíduos extremamente canhotos eram 43 milésimos de segundo mais rápidos do que os destros para localizar letras semelhantes nos campos visuais da esquerda e da direita. «Estas descobertas confirmam a nossa previsão de crescente eficiência da interacção hemisférica à medida que o indivíduo é um canhoto mais extremo», disse Nick Cherbuin.

O psicólogo britânico Steve Williams confirma esta informação, referindo que os canhotos tendem a usar melhor os dois lados do cérebro. «Sempre foi dito que canhotos são diferentes dos destros. Isto parece ser a prova de que canhotos usam os dois lados do cérebro para a linguagem e são mais «bicerebrais», o que os torna mais rápidos».

PUB

Relacionados

Últimas