Já fez LIKE no TVI Notícias?

Um copo de vinho por dia agrava risco de cancro da mama

Novo estudo indica que apenas um copo pequeno, com cerca de 10 gramas de álcool, já é suficiente para agravar "em 5% o risco de cancro" em mulheres na pré-menopausa e em 9% para mulheres no pós-menopausa

Um estudo, realizado pelo Instituto Americano de Pesquisa de Cancro e pelo Fundo Mundial para a Pesquisa de Cancro, publicado na terça-feira, concluiu que o consumo de álcool, mesmo em baixas quantidades, aumenta o risco de desenvolver cancro da mama.

A investigação concluiu que beber apenas um copo de vinho ou de outra bebida alcoólica, por dia, aumenta o risco deste tipo de cancro nas mulheres. Por sua vez, fazer exercício físico com regularidade ajuda a reduzi-lo, de acordo com a mesma pesquisa, que se baseou nos efeitos da dieta, da nutrição e do exercício físico na doença.

PUB

Um copo pequeno, com cerca de 10 gramas de álcool, já é suficiente para agravar "em 5% o risco de cancro" em mulheres na pré-menopausa e em 9% para mulheres no pós-menopausa, segundo o estudo, citado pelo Washington Post.

Com estes resultados, Anne McTiernan, investigadora na prevenção do cancro do Centro de Pesquisa de Cancro de Fred Hutchinson, em Seattle, EUA, e uma das principais autoras do estudo, diz que os resultados "sugerem que não há nenhum nível de consumo de álcool que seja completamente seguro em termos do cancro da mama”.

A pesquisa teve como base 119 estudos que incluem dados de 12 milhões de mulheres de todo o mundo.

Pela primeira vez foi possível concluir, também, e com certezas, que a atividade física ajuda na redução do risco de cancro da mama. Consumir alimentos lácteos, fazer dietas ricas em cálcios e alimentos carotenóides, como os vegetais, também ajuda na redução do risco. 

PUB

Últimas